Doctor Who será exibida pelo canal Syfy

A rede BBC HD passou por uma reformulação na América Latina, deixando sem rumo as séries britânicas que eram exibidas pelo canal, como Sherlock e Doctor Who. Enquanto a série do detetive migrou para o canal Arte 1, Doctor Who passou a ser exibida, em reprises de temporadas anteriores, apenas pelo canal aberto TV Cultura. Contudo, de acordo com o site The Hollywood Reporter, o canal Syfy adquiriu os direitos de exibição da série em toda a América Latina – em outros países, ele já exibe Doctor Who. Voltado para produções do gênero ficção científica, o canal pago será o responsável pela exibição de episódios inéditos da série no Brasil: a nona temporada tem previsão de estreia para 2016. A produção de Steven Moffat também está disponível na plataforma Netflix, a partir da 4ª até a 8ª temporada.

Sobre Doctor Who

Criada por Sydney Newman, C. E. Webber e Donald Wilson, Doctor Who é uma série norte-americana dos gêneros aventura e ficção científica. Produzida pela BBC, a trama conta a história do Doutor, um Senhor do Tempo – alienígena de um planeta distante chamado ‘Gallifrey’, ele tem dois corações e aproximadamente 900 anos. Em sua nave espacial, conhecida como ‘TARDIS’, o Doutor atravessa as barreiras do espaço e do tempo lutando contra inimigos. Nas viagens, ele trabalha para salvar as civilizações, ajudar as pessoas comuns e corrigir erros cometidos. Assim, o protagonista cria aventuras com seus companheiros, que sempre escolhe para viajar consigo. Quando o Doutor está prestes a morrer, ele se regenera e renasce em outro corpo, inteiramente novo. Uma das grandes questões da série é que ninguém sabe o nome verdadeiro do Doutor.

Devido à regeneração do Doutor, mais de 10 atores já atuaram na série como o protagonista. Atualmente, o ator Peter Capaldi vive o personagem, como o 12º Doutor, substituindo Matt Smith. Doctor Who foi transmitida internacionalmente, pela primeira vez, em 1964. A recente adaptação estreou em 2005 pela BBC. A série foi reconhecida pela crítica e pelo público como um dos melhores programas de televisão britânicos. Por cinco anos consecutivos, de 2005 à 2010, a atração venceu o National Television Awards, durante a produção executiva de Russell T. Davies. Além disso, Doctor Who está listada no Guinness World Records como a série de ficção científica televisiva de mais longa duração no mundo, bem como a “mais bem sucedida” série de ficção científica de todos os tempos. Os parâmetros para o destaque da série são seus índices de transmissão global, DVDs, venda de livros sobre a história e, até, o tráfego no iTunes.

Atualmente, Doctor Who está em sua 8ª temporada. A série é exibida, no Brasil, pelo canal aberto TV Cultura, de segunda à sexta, às 20h.