Animal Planet estreia A Encantadora de Serpentes

Julia Baker era uma confeiteira reconhecida. Depois de uma crise individual que a fez questionar seus próprios rumos, decidiu fazer uma troca improvável na carreira: deixou de lado os fornos e batedeiras e passou a se dedicar a cobras de todos os tipos, das inofensivas às mortíferas.

Assim, Julia abandonou o dólmã e se transformou em Snake Sheila (Sheila das Cobras), a protagonista da nova série A Encantadora de Serpentes (Snake Boss), que o Animal Planet estreia domingo (6) às 21h20.

Agora, Julia é uma profissional destemida que atende a chamados emergenciais – do outro lado da linha estão clientes desesperados para se livrarem da presença indesejada de cobras em áreas residenciais.

Na cidade de Brisbane, Austrália, uma das espécies comumente encontradas é a eastern brown, serpente local que figura entre as mais perigosas do mundo. Lá, muitos moradores sofrem com estas intrusas venenosas, de forma que não falta mercado para Julia e Johnny Bagpipes, o namorado e assistente.

Trabalhar com serpentes de todos os tamanhos requer esperteza e muito conhecimento: Julia precisa apenas de uma olhadela para reconhecer as diferentes espécies, fazer a leitura da agressividade do animal e descobrir o quão perigosa será a interação com ele.

Além das emoções e surpresas que fazem parte da rotina, a profissão tem como característica a demanda por dedicação em tempo integral – chamados noturnos não são raros e Julia, como um dos poucos profissionais que atuam neste ramo, está sempre de sentinela, pronta para deixar o que estiver fazendo para ajudar mais um cliente.

Já nos locais da captura, Julia recorre a técnica e gestual que evitam mordidas, além de ferramentas especiais e traquejo para interpretar os sinais enviados pelos animais. Às vezes, são horas a fio de procura por cobras que se esgueiram e se escondem em frestas.

Depois de afastar o perigo, ela ainda cumpre a missão de espalhar uma mensagem ecológica: não mata nenhuma das cobras que captura; todas são levadas a locais seguros para elas e para os humanos. Sempre faz questão de dizer que estes animais de sangue frio também sentem medo e, quando invadem uma casa, estão especialmente ameaçados e acuados. Assim, Julia espera que as pessoas entendam o comportamento das cobras e substituam a fobia por informação.

O primeiro episódio

No episódio que inaugura a série, Snake Sheila precisa enfrentar o medo de altura e subir em uma árvore para capturar uma píton gigantesca. Depois, encontra problema em dobro na casa de uma família quando dá de cara com uma dupla de cobras extremamente venenosas.

Na semana seguinte, ela perde uma captura por não saber segurar cobras sem a ajuda de ferramentas. Então, decide recorrer aos ensinamentos de Bob Irwin, um herpetólogo que ensina como pegar uma cobra pelo rabo, dispensando o uso de ganchos e sem correr riscos.